quinta-feira, 13 de março de 2008

Português e eu.

Português e eu formamos um sujeito composto (de brigas e voltas, entre pleonasmos e metáforas).
Tudo começou assim: Ao encontrar-me sem classificação, ele descreveu-me sujeito simples de uma frase de complemento nominal, argumentando minha falta de verbos e meu grande apego às ligações entre o "ando" e "permaneço". Analisou minha morfologia e descobriu em mim adjetivos pobres. Logo, terminou por excluir a idéia de acrescentar-me outro período e deduziu que eu era um sujeito indeterminado.
Sentou-se na calçada e gastou tempo avaliando minha sintaxe, pesquisou meu eixo paradigmático e reformou a frase que eu era, tornando-me uma oração sem sujeito (daquelas que falam de fenômenos da natureza).
E eu, sem ter sujeito a quem recorrer, procurava um predicado que completasse meu sentido.
Então, Português apresentou-se a mim, como o sujeito mais elíptico que já conheci . Apresentando-me verbos novos, convidou-me para, junto com ele, formar o núcleo de uma frase. Mostrou-me predicados que eu desconhecia, atraindo-me com seus conetivos.
E desde então vivemos assim, centrando a mesma oração, estruturando nossos períodos...
E sim, somos felizes. Da maneira gramatical mais real, resolvendo nossas diferenças através de nossas longas análises sintáticas.

4 Piruetas.:

Mr. Ziggy disse...

Gente, perfeito! Muito boa a analogia que você me parece fazer de um relacionamento a dois com a forma que o Português, quando bem conhecido, faz toda a diferença na forma como lidamos com a linguagem, seja para a escrita, leitura, ou diálogo. Adorei! Tás cada dia melhor, Dona Ká-ramuja!
Bjos,
Ziriguidum

Mr. Ziggy disse...

"Love is the aaaair, love is in the aaaair...Ooooo-oooow,Oooo-ooow... Tãaa-nãaaa-nãaaa..."

Juliana Caribé disse...

Eu sou professora de Português e não tinha como não adorar o que você escreveu. E melhor: usando os conceitos corretamente.
Muito legal!

Beijos.

Fernando Locke disse...

UAU! sua metalinguistica foi fantástica! teveinspiração no textinho aquele que a Prof Denise deu né? hauahauhauahua! Normalz! Ficou muito bom, brincou com as classificaçoes e fez ter sentido, ficoumto legal! parabéns!

 

Blog Template by BloggerCandy.com