quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Yoñlu.

As 7hs da manhã, li algo na Zero Hora que até agora não saiu de mim. A família lançará o CD de Yoñlu. Sabe quem é Yoñlu? Não. Eu não sei, você não sabe. O mundo não sabe. Mas deveria saber.
Era uma vez um garoto tímido, que aprendera a tocar bateria aos quatro anos. Depois o violão, depois o piano. Aos 12 anos ele já lia Kafka.
Certamente não era dos mais falantes na escola, mas sim daqueles que em meio a aula sentam encostado na parede com um livro nas mãos.

Tudo fazia este garoto ser normal para o mundo que o rodeava. Mas poucos sabiam que ele tinha um mundo dentro de si. Até que é encontrado morto aos 16 anos, no seu quarto. Pasmem, seus amigos da internet o ensinaram como ter uma morte bem sucedida por intoxicação.

Talvez até seja normal no mundo que vivemos hj.Não devia ser, mas não é o primeiro caso que li.
o rastrearem o mundo de Vinícius -seu computador- descobrem Yoñlu. Um eu que Vinícius escondia, ou vice-versa.

Poderia ser um personagem virtual qualquer, se não fosse um detalhe. O jovem fez de seu quarto seu refúgio e sua arte. Ali, compôs diversas músicas de uma qualidade incrível, desenhos e fotos espetaculares. Yoñlu era conhecido por artistas do mundo inteiro, e, mentindo ter 26 anos, fez uma parceria com um DJ escocês onde sua música tocou em em festas eletrônicas de Londres. Yoñlu se expandiu, Vinícius sucumbiu. Yoñlu viveu o que Vinícius negou.

Isto sem falar que o garoto produziu um CD seu, onde todos os desenhos e fotografias integradas são de sua autoria. Incrível.

Tudo isto, tantas expressões de vida, feitas de um quarto escuro que conduzia à morte. Dois quadros pintados pela mesma mão. Ao ler isso enquanto ia para o trabalho, fiquei pensando quantos Vinícius escondem Yoñlis nas ruas por onde passo.

Vinícius se matou em 2006. Onde sua obra esteve até dia 24 de janeiro de 2008 eu não sei, mas agora a família vai lançar o CD. O pai diz o seguinte: "Passei a vida toda lendo humanismo,. Mas se teve alguém que encarnou o humanismo foi ele..."

Quando Vinícius e Yoñlu se tornaram um, Porto Alegre ficou mais triste. A música calou. Seguindo um conselho, deixo aqui, registrado, meu sentimento ao ler o Segundo Caderno. A vida assim tão frágil, nos permite ter mil faces em uma, e cantar com as mais diversas vozes as sinfonias de nossos passos. Mas destas vozes, Vinícius preferiu aquela que deseja calar-se.
"A cadência e a harmonia certas no momento certo podem despertar qualquer sentimento, inclusive o de felicidade nos momentos mais sombrios." (Yoñlu)

76 Piruetas.:

Anônimo disse...

tambem li a zero hora e tive a mesma sensação que tu, fikei completamente abismado com a historia desse garoto, ao ponto de ir procurar mais sobre a historia dele, e lendo teu texto fikei ainda mais impressionado, incrivel tua descrição dele, sem duvida nenhuma perfeita..

parabens pelo post!

Anônimo disse...

Também li a matéria sobre Vinicius e me interessei muito sobre sua história, impossível não se tocar com a reportagem. Espero que possamos ter acesso a arte produzida por ele e entender um pouco mais da sua alma criadora, misteriosa e tão fascinante!

bruna.k disse...

Meu Deus Ká!
Que história, hein??

Parabéns pela maravilhosa matéria que fizeste sobre esse caso...

Bjus

domjorgito disse...

adorei tomar conhecimento a respeito desse garoto mas me intristeci pela perda tragica de um pequeno genio

Luis Fernando disse...

Creio estar sem palavras. pelo menos, não palavras que possam ser pronunciadas e entendidas. Quem somos nós? o maior mistério de todos! e quando esse "eu" desconhecido encontra um "outro eu" fantasioso? não deveria ser assim...jamais deveria ser assim. Grande genio, mas não merecia este destino. talvez, oq ue tivesse faltado, era se lembrar de quem era. Descanse em paz.

Axelio disse...

Eu devo estar ficando louco. Pra mim ela apenas repetiu o que estava no jornal.

bruna.k disse...

Oh sim, senhor axelio.
Como ela poderia não repetir os fatos? Deve-se infornar o leitor do fato. Mas, pelo que eu li, ela foi muito além da informação.
Pôs neste post todo o sentimento e pensamento que ocorreu-lhe quando leu a matéria no jornal.
É impossível ela ter copiado algo. Pois não conseguiria copiar o que o repórter sentiu ao escrever a notícia, pois isso ele não relata. O repórter apenas informa o fato, não expressa as suas opiniões. Diferente da Karine.
Mesmo assim, obrigada pela visita. Espero que, da próxima vez, o senhor consiga entender o que ela tenta transmitir ao leitor.

Gledson Jr. disse...

Quando não se tem o que falar se cala a boca querido amigo axelio.

Anônimo disse...

Sim, ele era um gênio! Quieto mas adorava fazer os outros rirem! Não sei se foi cedo ou tarde, mas obrigado por ter vindo Vinícius! Tua turma sente saudades!

Anônimo disse...

É realmente fascinante e intrigante a mentalidade de nós seres humanos. A todo momento vemos com esses fatos como é importante a presença de Deus em nossas vidas. O meio em que vivemos pode aguçar vários dons que já nos foram dados pelo Criador, porém podem também nos matar. O mais inacreditável é como vemos tantas pessoas diante desses acontecimentos negar a presença de um mundo espiritual nos quais também participamos de escolhas e quando nos omitirmos à elas podemos também nos prejudicar, ou até mesmo como nesse caso abrir um precedente para atuações de teor Maligno.
Como é isso? Agora chamamos ce AMIGOS auqueles que compartilham informações no mundo virtual e induzem outros a tirar a própria vida!Acordem!Somos analistas profundos da vida alheia, mas a todo momento estamos sendo atingidos por esses fatos...A nossa vida terrena não pode ser completa sem um equilibrio com a parte espiritual, é uma pena que aqui no Brasil citações como "Jesus é o Caminho" tenham ganho um ar tão religioso, porém é a mais pura verdade. Observemos países como os EUA que tem sua lei baseada nas Sagradas escrituras como é diferente o proceder de uma forma geral da população, e no inverso dessa moeda, culturas ligadas a ceitas como xintoísmo, budismos e outras como é o caso dos japoneses, a taxa de suicídio é altíssima...INQUESTIONÁVEL O TALENTO DESSE MENINO, MAS PODERIA TER UMA VIDA PLENA SE CONHECESSE O VERDADEIRO SENTIDO DA VIDA QUE HÁ EM DEUS.

Monica disse...

Agora, vocês ja perceberam que isso aconteceu em 2006 e a imprensa só divulgou agora? Não vi nada disso em jornall ou coisa parecida, um fato como esse deveria ter saído em primeira capa de qualquer "tititi" de uma banca de revista. A polícia, as autoridades do nosso país e de um todo estão vacilando demais com esse tipo de prática, não há controle, é terra de ninguém e por isso é de todo mundo. Uma vez quando eu era bem mais novinha o meu tio conversou comigo a respeito da internet, ele não me deixou sozinha e há muita gente por aí que também não recebe acompanhamento de ninguém e não comete esse tipo de fatalidade. A internet possibilita multiplas personalidade em diferentes lugares... como resolver isso? É lamentável ler algo assim e pensar que a gente por aí dizendo a um amigo meu ou a qualquer outra pessoa "mate-se"... Qual é ha atitude da gente, como usuário, diante de um fato como esse?

Emerson disse...

Tentar entender...

Muito difícil entender... pensei em tanta coisa após ler a reportagem na época.
O que seria desse rapaz não fosse esse suicídio? Que foi tudo isso? Como alguém com dezesseis anos consegue fazer com que suas músicas sejam tocadas NA ESCÓCIA? Brilhante... um grande brilho que se apaga?
Alguém sabe mais sobre a vida desse menino? Pais e tudo o mais?
Qual é a história? A vida dele não foi só o suicídio, e pelo modo como tudo está aparecendo, a vida dele deve também ter sido bem interessante.
Quem dizer trocar uma idéia, msn é:
emersongoncalves89@msn.com

Willy, The Truth disse...

Na boa?? Esse moleque queria é aparecer. Queria confete. Suicida depressivo se mata e pronto. Sem alarde, sem propaganda, sem palhaçada. O fato dele ter tentado suicídio outras vezes e ter interrompido a idéia por apoio e consolo é prova inconteste de que ele queria confete; queria atenção; ou seja, no fundo queria aparecer (aliás a massiva auto-divulgação musical prova isso).

Li a reportagem e da Época e depois andei pesquisando sobre ele na internet. Achei fóruns onde ele postava. Vemos claramente um ego contido, dado à auto-promoção. Inglês bom, mas cheio de expressões inventadas e alguns erros típicos de quem copia literalemnte o que viu em revistas e filmes. E na boa, pecebi até certo ar de arrogância e superioridade, algo que é natural em tímidos introspectivos com inteligência acima da média. Pessoas com a patologia desse garoto no fundo são extremamente egocêntricos e com sentimentos de superiordade, afinal têm até um mundo próprio, tamanho o espaço de seus egos que não cabem em um mundo só. E lógico: só sobrevivem em famílias abastadas, porque se fosse pobre a história seria outra.

Aliás acho que esse foi o grande problema desse garoto: faltaram-lhe uns bons cascudos da vida. Queria ver se ele tivesse de trabalhar e se sustentar sob o risco da fome ou humilhação.

Na boa? Eu curaria esse moleque rapidinho: quando ele estivesse no auge de sua depressão-melancólica-suicída eu colocava ele num quarto pequeno e fechado e dava-lhe uma surra de cabo de vassoura enquanto proferia um sermão propositadamente duro, mas verdadeiro: " - quer se matar filho-da-puta? morre! mas para de dar uma de coitadinho! para de se esconder nesse quarto dando uma de vítima! é tão imprestável assim que precisa de ajuda pra morrer é? pois eu lhe estouro os miolos com essa vassoura agorinha, quer? ACORDA moleque! Você é apenas mais um! Larga essa sua arrogância (e você sabe muito bem do que estou falando). Você não é o geniozinho da mamãe que lia kafka aos 12 anos? então vou lhe dar uma frase para ler e refletir: 'Acreditar ser melhor do que os outros é egoísmo burro. Mas acreditar ser pior é alimentar a auto-piedade, que é exatamente a mesma coisa, porém invertida.' Aliás moleque, ler Kafka aos 12 anos é uma bela merda, pois conheci garotos com menos idade que liam Dostoyevski, e nem por isso se mataram querendo parecer o próximo Kurt Cobain da vida. E por falar em Kurt Cobain, ele se matou sem anúncio, sem festa e sem ajuda. Agora pega esse dinheiro e vai comer uma puta vai, porque no fundo, no fundo, seu problema é excesso de masturbação e hormônios incontidos. Umas boas trepadas e você vira homem."

Ps.: dêem uma olhada na capa do CD que vão lançar dele. Um moleque de banho tomado e cabelinho fashion. Mamãe limpou o bumbumzinho dele e passou talquinho. Isso não era um suicida patológico, era apenas um garoto com síndrome de estrelismo contida. Um ego do tamanho de um elefante só que do avesso. Meia dúzia de menininhas correndo atrás dele dizendo que ele era a cara do Johnny Depp e ele estaria vivo.

abahcate disse...

Li sobre ele hoje na revista Época e também fiquei impressionada... sua história é triste e comovente, só ele sabe como se sentia. É uma pena que uma mente com tanto potencial tenha se perdido...
Parabéns pelo post!

Nympholeptos disse...

Willy, The Truth ...
o que tu disse foi meio forte...
Mas tem uma certa dose de verdade... O guri era realmente um Virtuosi mas era um depressivo, , e sucumbiu ao marasmo e desesperança... coisa tipicamente semelhante ao que acontecia ao poetas românticos do século XIX.
Uma namoradinha bonitinha e sexo pelo menos 3 vezes por semana teria feito ele amar a vida como ninguém! Foi o que aconteceu comigo! Fui um adolescente depressivo, o que sentava no fim da sala de aula e tinha ares de intelectual! Vivia querendo morrer (ver os sofrimentos do jovem Werther de Goethe), pois não era lá muito sociável e assim não tinha sucesso com as gurias...

Anônimo disse...

nuss fiquei em choque
poxa um genio, talentoso e bonito fzer isso...
muito triste que futuro maravilhoso teria esse garoto sua voz é encantadora vcs tem que ouvir a musica dele
ha uma comunidade no orkut e tem a luana(musica) é linda super tocante
tao ruim essa decisao sem volta se o tivesse conhecido...
='[

Anônimo disse...

na realidade ele se matou em 2006
foi no banheiro o metodo usado foi o co suicidio por inalaçao de monoxido de carbono
enquando fazia isso se comunicava com os "amigos" do blog em que aprendeu a fazer isso
dps de ler essa reportagem nao consigo mais parar de pensar nele
muito triste e deixou muitas coisa e uma liçao> nao devemos nos entregar pq quando passar a tempestade vira a bonanza e sempre tenham Deus em suas vidas que isso nao nem passara pela sua cabeça
Deus é o maior o alfa e o omega o 1° e o ultimo entao é nele que devemos confia
[SE HOUVESSE DEUS NA CABEÇA DESTE SER HUMANO NUNCA HAVERIA FEITO ISSO]
='[

Jullyanna disse...

Karina...
Li sobre o caso hj pela manhã, na revista Época. Recomendo que vc tbm veja.
Assim como vc, fiquei bastante perplexa com a reportagem sobre Yoñlu. De fato, a incitação ao suicídio do garoto foi algo cruel. Mas o que mais chamou minha atenção foi o que a desilusão com a vida pode levar alguém, com tanta sensibilidade para percebê-la, a cometer. Para fugir das dores que o mundo lhe trouxe. E que esses obscuros internautas fizeram questão de não dissipar.

Parabéns pelo post.

www.fotolog.com/jullie_rodrigues

Victor disse...

Segue o link da reportagem na epoca... http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG81603-6014-508-1,00.html

e link com as mp3s..

http://www.rllmukforum.com/index.php?act=Print&client=printer&f=42&t=134042

Abs,

Victor Walter

Anônimo disse...

Li a reportagem na Época e fiquei chocada. Depois lembrei que já havia lido seu nome num site de wallpapers chamdado "Deviantart". Seus desenhos e fotos eram realmente de muita qualidade.
Fiquei curiosa em houvi suas músicas e fiquei realmente boquiaberta tal o nível de qualidade.Ele era reamente muito talentoso.
Sinto muito por ter ido desta forma.
A polícia federal precisa investigar e criminalizar todos estes sádicos que levam tantas pessoas emicionalmentes confusas a tomarem esta decisão.E isto têm que ser urgente.

hoghass disse...

Algumas pessoas são sensíveis demais para viver num mundo como este. Não acredito que ele estivesse confuso.

Anônimo disse...

Todo gênio tem algo de louco.
Cheguei a esse blog porque li a reportagem na Época e me interessei pela história do Vinícius e pelo que eu pesquisei, ele parecia ser uma pessoa que além de confusa precisava se auto-afirmar, precisava que outros confirmassem sua veia musical para achar nisso forças pra continuar encarando o mundo.

isnougud disse...

É tudo culpa do Lula.

taty disse...

bom, eu li a reportagem na revista época... quando aconteceu eu era mais nova, entao nao tive conhecimento do q houve. Hj eu tenhu a idade do vinícios quando ele moreu. fico pensando oq deve ter passado pla cabeça dele. Um amigo meu ja tentou fzer oq ele fez, mas nao conseguiu conseguimos salva-lo. incrivel a maneira como ele ve a vida, como td pra ele e musica. minha vida as vezes se resume em musica entao posso ate entender um pouco.. mas com certeza a visao que ele tinha desse mundo era muito alem da compreençao de qualquer pessoa inteligente.

nm disse...

Saudações nobres amigos, eu Kleyton Amorim creio que este grande ser humano "Vinicius" yoñlu, tinha sim Deus no coração ao contrario do que postaram, infelismente ele foi fraco e isso apenas.
O mundo de certa forma não detem algun direito de judiar pessoas de seu nível sentimental, não apoio o que ele fez, jamais!!! mas com certeza ele tinha consigo além de uma extraordinária habilidade didata uma imensa coragem, pois nem isso muitos teem coragem de fazer assim foi de afronte a DEUS, mas quanta coragem tinha este menino!!! HOMEM? ainda não, HERÓI? por que? Um marco?? com certeza! Aos seus pais lhes menciono algo que Jesus falou a Maria enquanto estava em sua via crusses "por que Choras mulher?" espero que não me detenha um recluso repulso por me julgar um idiota, apenas lhes digo "Perdão por fazer parte deste mundo cruel mundo este onde todos teem culpa por sua perda, somos todos culpados sim, então tu me perguntas, por que? e eu te digo, apenas olhas ao teu redor e me fala, em que melhoraste o mundo hoje?" vinicios "yñlu" sempre que eu lembrar de vc por ti irei orar.
aos demais deixo o q penso e se puderem orem por ele tambem mesmo não estando mais aqui nos ainda podemos ajuda-lo.

Anônimo disse...

Concordando em parte com o amigo que disse... se o garoto fosse pobre, a situação seria outra...

Eu digo que me senti super desinformado, ao ler a matéria da Época, achando que um fato acontecido a quase 02 anos, e eu estava por fora??? e constatei que ninguem sabia.
Qual seria o motivo do segredo?
Fatos como este, merecem a divulgação, para que aqueles pais que deixam os seus filhos isolados em seus quartos, vivendo esse mundo paralelo da Internet, sejam alertados.
Mundo esse, onde podemos vestir qualquer personagem, assim como fez o garoto, onde um semi-analfabeto, se veste de Doutor... a feia, se diz bela... o feio, se transforma no Giannechini e por aí vamos.

O Yoñlu, talvez tenha sido um garoto mimado, com tudo o queria nas mãos, com a sua privacidade respeitada... (ninguem invadia o seu “território”) e com todo talento que mostrou através de suas músicas, suas idéias, via Internet, na vida real, pode ser que ninguem desse a mínima para o que ele fazia.
Talvez, se ele não soubesse ler e escrever em Inglês, estivesse vivo...
Talvez, se ele tivesse uma namoradinha, estivesse vivo...
Talvez, se ele fosse chamado pelos amigos, para mostrar as suas músicas, estivesse vivo...
Talvez, se os seus pais, estivessem mais presentes na sua vida, ele estivesse vivo...

Nem sempre, tendo tudo o que deseja na vida, a pessoa é feliz. Basta que vejam, quantos “filhinho de papai e mamãe” se envolvem com drogas, que de certa forma, é o mesmo que suicídio.

Me senti chocado, procurei saber mais sobre o garoto, ouvi trechos de algumas de suas músicas, e lamento a perda de um grande talento.

Anônimo disse...

Estudei com o Vinicius no colégio marista rosário, mas não falava muito com ele, que aliás quase nunca falava com ninguém.
Não me sinto chocado, não me sinto espantado... Estou com medo. Medo por saber que algo está errado nisso tudo e ninguém vê. Eu não consegui ver. Estou com medo porque pela primeira vez em minha vida percebi que estamos ficando cegos... A maldade está presente em tudo, em qualquer lugar, e não conseguimos ajudar aqueles que estão ao nosso lado, porque ela nos cega. O Vinicius estava ali, como se não estivesse. Talvez porque já não era ele mesmo, e sim o "yoñlu". Eu convivia com um gênio e não sabia.

Quanto à repercurssão do fato na mídia, só acho oseguinte: Nada nesse país é mostrado sem que haja um interesse grande por trás. Nesse caso, não sei se o interesse é só falar sobre crime, suicídio, liberdade, filosofia ou seja lá o que for... Afinal, isso foi em 2006 e as notícias só ficaram por aqui mesmo. Eu concordo que é um assunto importante a ser discutido e mostrado, mas porque agora? Será que a imprensa está mesmo só interessada no assunto em si, ou haja uma necessidade de divulgação por trás da triste história do Vinicius?

Anônimo disse...

Para com isso "Morto popstar não !!!" isto é incentivo a outros adolecentes fazerem o mesmo.

Anônimo disse...

Morto POPSTAR NÃO!!!!....
Eu não vejo por esse lado, que isso irá incentivar outros tantos jovens a fazerem o mesmo.
Esse triste episódio, deve sim, servir de alerta aos papais e mamães, que não estão nem aí para o que os seus filhos estão fazendo, presos em seus quartos.
É o tal, respeito a privacidade...
Isso prova que, mesmo dentro de seus lares, correm perigo sim!

Anônimo disse...

se vinicius acreditava em Deus sim ou não acho que agora não faz mais diferença.

o que importa mesmo é que como ele muitos jovens e adolescentes estão dando cabo de suas vidas... e me pergunto pra que???
a policia colocou a culpa no vinicius, claro ne pq é mto facil falar que o culpado é quem não pode se defender.
tem que haver uma pesquisa, a policia tem que investigar isso sim. não é normal uma pessoa querer se matar! e nada disso de "Morto Popstar"... ta maluco???
quer ver outros adolescentes se matando por ai?

tenho amigos virtuais e sei de alguns que já tentaram se matar, mas faço o possivel pra ajudar eles.
agora eu sou apenas uma contra um monte. alguém tem que fazer algo contra isso. a gente não pode simplismente olhar essas reportagens e se sentir comovido ou algo assim, a policia no brasil é uma merda msm como td tem a ver com cargos públicos, córdia d vagabundos ladrões... mas temos que procurar um meio de mudar essa história... se não da qui a pouco não vai ser somente o vinicius, mas a joana, ricardo, vitor etc...

Manuh Ribas - EternaL Love. disse...

IIIIIIIIIIIDIIIIIIIIIIIIOOOOOOTAAAAAAA!!!

RETARDADO..

MAIS IDIOTA AINDA QUEM "SEGUE" ESSA ANTA.

VAO NUM HOSPITAL DO CANCER PRA VCS VEREM O QUE REALMENTE É LIÇAO DE VIDA..
VCS VERAM PESSOAS CHORANDO DE FOME PQ NAO PODEM COMER, POIS A DOENÇA DEGENEROU SEUS ORGAOS, CHORAM DE DOR, SUPLICAM PELA VIDA. ¬¬

VALHA ME..

Anônimo disse...

Tudo muito fácil na vida, dá nisso!

Aquele que tem ralar desde pequeno para sobreviver, correr atrás do seu sonho... o de melhorar de vida, não tem tempo para querer se matar, muito pelo contrário.
Isso é coisa de quem sempre teve tudo o que quis, sem o menor esfôrço.
Tambem tive 16 anos, já faz tempo, e eu estudava, trabalhava, namorava, e uma coisa dessas, nunca me passou pela cabeça.

Victor disse...

que quero morrer também.... acho que vou fazer igual ele fez.... so que ninguem me conhece aheuaheuaehaueah

Anônimo disse...

O nome dele é Yoñlu OU Vinicios Marques

Flavia Tavares disse...

Ficou boa sua reportagem. Li tb a reportagem da Revista Época.
O q me deixou chateada é pensar q tem esse tipo de gente pervertida na internet q consegue transformar esse meio maravilhoso de comunicação num campo de concentração.
Agora esse garoto só procurou coisas ruins. Pq ele não procurou conversar melhor com pessoas positivas, inclusive com o tal dj ingles q ajudou ele a compor uma musica.
Ele era mt imaturo, pq o q eu sei é q o suicida dá mais valor ao q os outros dizem do q a si proprio.
Concordo em parte com o Will, só q eu não daria uma surra nele, apenas lhe diria pra ir fundo na vida que ele quisesse ter,já q a que ele tinha não era desejada. (Tom Hanks em "Joe contra o Vulcão").
Meu lema é fd-se o que os outros possam pensar, a minha vida é meu único legado e disso cuido eu.
Viva e deixe viver tb é um ótimo conselho.

Su disse...

Comovente,triste,...mas acho que a história só voltou a tona agora para divulgar o lançamento do CD...
ISSO SIM é muito triste...

Anônimo disse...

CRISE EXISTENCIAL!!!

Isso é coisa de garotinho rico????

É raridade um garoto pobre, querer se matar.

Anônimo disse...

Realmente, me comovi com a história desse garoto. Impressionante, até agora, por mais que me expliquem não entendo como ele pôde...

pra quem quiser ouvir algumas músicas dele : http://www.rllmukforum.com/index.php?showtopic=134042&pid=4304160&mode=threaded&start=#entry4304160

Anônimo disse...

Eu sou amiga da família do Vinícius e acompanhei a história dele bem de perto, mesmo antes da sua morte. Existem coisas que precisam ser ditas, principalmente por quem se propoem a repassar adiante esta história. Percebi pelos comentários que muitas pessoas já estão vendo o acontecido com olhas cheios de maldade. À estas, lembro que a maldade está nos olhos de quem vê. Por isso afirmo com bastante segurança que nunca faltou ao Vinícius carinho, atenção e dedicação por parte dos pais. Estes sempre estiveram presentes e atentos às dores do filho. Se existem culpados pela tristeza do garoto, seguramente, não são os seus pais. E quem põem um filho no mundo, por mais que acerte na sua criação e faça por ele o melhor, sempre erra porque a grande maioria das pessoas que eu conheço não convivem 24 horas por dia única e exclusivamente com seus pais. As pessoas costumam ter vida própria e isso inclui conversar com muitas outras pessoas e aprender outras coisas (certas ou erradas) como é o caso da internet.
O motivo desta história vir átona agora também não é nenhuma jogada de marketing. Não existe interesse algum por parte da família lucrar com isso. Eles não precisam de mais dinheiro e muito menos apelariam pra isso como forma de lucro. O motivo do CD ter sido lançado é uma tentativa de homenagear e imortalizar a obra do Vinícius, a vida cheia de intensidades de um garoto inteligente demais que foi interrompida tão cedo.
Espero que as pessoas, antes de julgarem e criticarem a família do vinícius, ou ele proprio, que tomem consciência de que não é nada bonito julgar aquilo que não se sabe. Além disso, vocês podem estar agravando ainda mais a dor constante e eterna de que sofre esta família.
Tomem conhecimento da vida e da obra de Vinícios para usar como experiência das suas proprias vidas. É uma história bonita, embora nao tenha um final feliz. E Vinícius merece ser aplaudido, como se estivesse num palco.

Anônimo disse...

me desculpem, mas isso é resultado de uma vida sem Deus, do que adiantou tanta "criação"...um "Talento despediçado".....infelizmente muitos jovens, adultos, velhos e crianças estão desperdiçando não só dons (que são dados por Deus) mas o mais precioso "Suas Vidas".
O MUNDO PRECISA DE JESUS!!!!!!!!!
Acordem enquanto é tempo!!!!
Gil

gisela disse...

[i]Caraks ..Sou de Sampa, Li a Reportagem dele Na Revista Época, Fikei Estupenda, Sem Açao. Minha Vontade De primeira foi procurar Noticias sobre ele, saber um pouco mais de sua vida... ... O que Leva um Garoto de Minha Idade Fazer Algo Assim? .. Isso nao Ficou Claro em Lugar Algum... =/
Bom, Espero que Isso Por Fim... Acabe !

Pathy disse...

Acho que a história do Vinicius impressiona qualquer um...
Ele queria realmente fazer isto? Sim, queria. Caso contrário não teria buscado informações, trocado "figurinhas" com outras pessoas que estavam/estão tentando fazer algo semelhante.
O que me deixa intrigada, com medo, é aquela pergunta: "Onde vamos parar?"
É muito triste saber que existem pessoas na internet dando dicas e ajudando outras a acabarem com a vida...
Sei que vai parecer papo de religioso, mas... Só DEUS pode fazer isso.
O que me deixa com mais medo ainda, é saber que o Brasil não tem nenhum departamento (PF, Polícia Civil, blablabla), aplicado à investigação de coisas como estas.

A revista Época diz: "Não foi a primeira vez que Vinicíus tentou o suicídio. Mas foi a primeira vez que havia vozes torcendo para ele morrer."

Mesmo que Yoñlu / Vinicius quisesse muito fazer isso, alguém o ajudou, alguém o apoiou...
Concordo que se ninguém tivesse o ajudado quem sabe ele teria dado "outro jeito", mas... quem sabe não!!!

Acho que as pessoas que fazem isso deveriam ser punidas!

Patrícia Winter disse...

Para Willy, The Truth:

Existem vários lados da moeda, mas, achei seus comentários excelentes. Mesmo parecendo um pouco egoísta (ou não?) penso da mesma forma.

Será que isso não é falta de alguma "desafio" na vida?
estrelismo contido? Eu acredito.
Caso contrário, pra que legado de músicas, textos, fotos, e todo esse blablabla?!

Mesmo assim, insisto na idéia de uma maior fiscalização dos provedores.
Mesmo que seja ridículo (porque quem quer faz e pronto)...

bruno:cunha disse...

bizarro cara.
joguei no google o nome estranho que vi num perfil de uma garota de porto alegre no last.fm
daí achei teu blog e conheci a história.
bizarro cara.
(...)
putz, bicho. tem cada pérola nesses comentários.

Tatiane. ♥ disse...

Bom, é extremamente perigoso sair por ai julgando as pessoas, por isso não vou dizer se ele tinha ou não um motivo para tal ato, a difamação é coisa de mente vazia ou então cheia de besteiras.
Mas me comovi com a história, diria melhor, me surpreendi pela maneira atroz que alguém pode incentivar um ato sem volta, e pior viver as escondidas, isso que é um verdadeiro covarde, como alguém pode manipular a mente de um jovem com nome, e de tantos outros que não ouviremos falar, não há entrevistas para os pobres, por isso tbm não podemos afimar que eles não tentam a mesma coisa, o mundo está apenas demostrando o que nós fizemos a ele, se antes o suidídio era estimulado nas ruas, até isso está se modernizando. Sou estudande de pedagogia, tive contato com a história qdo precisei de exemplos para o pensamento de Durkheim, o suicídio não nasceu no dia 26 de julho de 2006. Será que o Vinicius não precisava apenas de demonstrações de importância, de afeto maior, ora não podemos afimar, contudo, que sua vida era perfeita, que seus pais estavam o tempo todo com ele, e que esse tempo tinha uma real qualidade, não vimos em qlqr lugar que depois que alguém morre, sempre tem uma valorização? Pois é, verdade somente temos a de que ele foi um alguém talvez fraco demais pra andar com as próprias pernas, afinal dinheiro e inteligencia não são as coisas mais importantes da vida. Não o culpemos então pela escolha, não temos esse direito, a unica coisa que podemos fazer é rezar por não só a sua alma, mas por todas que não são fortes o bastante para encarar a vida [sabemos que ela é a coisa mais complexa em nós, por todas as almas que de alguma maneira estão neste momento procurando a mesma coisa, e insisto não julguemos por mais tentador que possa ser, compreenda a sua vida e faça dela algo que lhe dê orgulho.

Beijos.


Karine, parabéns pela motivação que dispertou em todas essas pessoas e de alguma maneira o sentimento delas.

Flávio Reis disse...

Absimado seria a palavra correta para descrever o que esse garoto me fez sentir. Tenho uma vida complicada e cheia de nuances difusas,tenho medo dos meus pensamentos e sentimentos. Nunca conseguiria expor claramente nada do penso ou sinto. Mas a coragem desse gurizinho, a forma como ele exprime a dor e melancolia dos gênios, faz com que eu me sinta mas um no meio da mutidão, me sinto órfão por só agora ter conhecido esse grande artista, que sem dúvida colocou seu nome na história da música mundial!

Anônimo disse...

Quando eu lii essa reportageem, eu mergulheei totalmente na historia desse meenino, tenteei imgainar o qe passav na cabeça dele pra fazeer issso, ele tem muiita corrageem para moorrer,
as peessooas poderiam ter incentivado ele á viidaa! (:

Eu tenhu certeza qe a historia dele mostraa as pessoas que qerem fazer um suicidio, sabe o quanto sofre.

deia disse...

naum li a zero,mas li hoje a revista rolling stone,que traz uma materia super grande sobre o guri,fiquei impressionada,16anos e se matar,com uma aparente "popularidade" na escola,amigos,ele foi taum normal no dia do seu suicidio que enganou a propria mae sobre seu real estado!!!
cara soh tenhu a lamentar que essa historia linda,de um guri cheio de talento acaabou assim!!! perdemos mais um futuro,mais uma vida!!!
sei lah,se to falando coisa cum coisa,mas eh de surta o cabeçao!!!
falo gurizada,e ah leiam a revista,tem uma reportagem super legal dele!!!

~ disse...

eeu não sei porque quando axamos pessouas que tão diferentes, que num têem vergonha de serem inteligentes, meu deus, o garoto fasia muskas, falava francês, diferente de vários garotos, que hoje só pensam em ficar e sei lá, futebol.
- Eu quase piro quando li a reportagem do Vinicius, li hoje, mais quase enlouqeco, eu queria ter conhecido ele :/

Anônimo disse...

PSEUDO...

Teofila Juliana disse...

Concerteza a historia desse menino é no minimo interessante e muito triste!
li a reportagem dele an revista e fui procurar mais na internet.
realmente incrivel as qualidades dele, porem muito triste seu fim!

AngelOs disse...

Simplesmente Um Genio...
Teria Um futuro brilhante, se tivesse encontrado Seu Proprio "eu"!

Anônimo disse...

Ele foi muito tarde, hahaha.

Anônimo disse...

Vinicios um garoto ate ent�o desconhecido nesse mundo mas que deicho muitas saudades ate mesmo para aqueles que n�o o conheciam..uma verdadeiro artisa que resolveu esconder seus talentos dentro de uma fantasia mas quem n�o tem fantasias?? quem nunca quis ser um outro alguem.. quem n�o � um outro alguem??..Um Yo�lu apaixonante senssivel que poderia ser a pessoa mais feliz do mundo com tds seus talentos..mas que pelo que expressava em suas musicas sofria e muito mas pelo que ??!! aii a verdade que nunca vamos enterder Qual a dor que ele sentis que quiz fazer parar com sua morte ..AMOR ..SOLID�O..ou simplesmente falta..mas do que ?? isso nunca saberemos apenas ficaremos penssndo o pq d seu suicidio vontade propria ou ..influencia.. ELE vaisempre ser um artista cujo n�o morreu apenas adormeceu nos bra�os da escurid�o que sempre vai ter alguem lhe visitando mesmo em sua ausencia...

Parabens Yo�lu .. Ou Vinicios seja qual realmente for ...

Bruno disse...

Eu tbm li essa materia e me enterresei por esse assunto...
Estou indignado por existir pessoas que ensentive seres humanos a tal ponto...

Gostaria de saber qual era este site que ele freguentava...esse tal de suicida...

Sou web designer e tenho todas as ferramentas para rastrear esses tipos de sites e acabar com esse diabolico bate papo...

So quero ajudar e impedir que mais pessoas acabem influenciadas por esse tipo que gente...

Estou sem palavras farei o que for preciso para acabar com isso!!!

Atenciosamente, Bruno felipe

e meu e-mail para contato é esse

brunofelipe_webdesign@hotmail.com

Anônimo disse...

Muito triste essa história, concordo com quase tudo, menos que ele foi ou é um bom músico, que músicas chatas.

Alexandra Dias disse...

Não li nenhuma reportagem, não escutei as músicas dele e tampouco vi os desenhos dele. E sabe o que mais, não tenho interesse!
Acho muito triste, só isso.
Se ele é gênio ou não é, isso não importa.
O patético é saber que as pessoas só ficaram interessadas pelo trabalho do guri porque ele se matou, e relamente eu acho isso de uma tristeza infinita.
O Vinícius é como qualquer um de nós e fez a escolha dele. Estar vivo ou morrer é uma questão de escolha.
Acho triste fazer disso um mini-mercado de arte de consumo: CD, filme, reportagens... Se ele era bom como estão dizendo, não seria muito mais legal que esse reconhecimento tivesse acontecido sem precisar usar o suicídio dele como chamariz.
Só peço que não idolatrem o menino morto.

enjambracao disse...

belas palavras sobre alguém que veio ao mundo mesmo que numa curta passagem para espalhar a beleza este É yoñlu.

tbm fiz uma resenha sobre o som dele no meu blog da uma olhada vlew? tae o link

http://enjambracao.wordpress.com/

Lucia disse...

Só quero dizer que tb conheço a família e que com certeza a reportagem da época NAO FOI para dar publicidade ao cd. pelo contrário, a familia foi procurada, e se negou a dar entrevista. Nem sequer autorizou a reportagem...
os pais desconheciam a obra do Yonlu em vida. com a morte, foram vasculhar quarto, computador, e foram juntando as coisas. eu vejo essa iniciativa de reunir tudo num CD como uma forma até de consolo para a família. ao invés de ficar discutindo sobre suicídio, falar das músicas dele é muito mais confortante!!!

Anônimo disse...

Tipo, talvez meus netos estudem ele nos livros de literatura 8D

Anônimo disse...

Mas como netos? ele deve ter morrido virgem... 16 anos no 3º ano, as "gurias" da turma dele, deveriam nem dar bola pra ele, dai só paganuuu

Anônimo disse...

Ele nao foi encontrado no seu quarto e sim no banheiro com 2 churrasqueiras queimando!

Anônimo disse...

A morte dele foi divulgada sim. MAs, na época que ele morreu seu nome foi mantido em sigilo por respeito a familia. A noticia foi dada pelo zero hora . Houve até uma investigacão. Leiam aqui http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID=a1375443.htm

Liz Mendes disse...

Nessa internet é fácil achar tudo. Difícil é achar qualidade. Hoje mesmo, fui fazer uma pesquisa mais a fundo sobre o Yoñlu e achei sites mais inimágiveis possível, falando as maiores porcarias do universo. Então, é bom quando encontramos um recanto aconchegante onde as palavras não perdem o sentido real. Você está de parabéns pelo seu texto. Continuarei a passar por aqui...

Anônimo disse...

de:DSTS

Em momentos de desespero a possibilidade do suicidio sempre vem a minha mente.Desde pequeno me sinto estranho com relação ao convivio com outras pessoas,como alguem diferente demais dos outros,inferior demais para viver em sociedade.este é um sentimento q tenho desde pequeno e q nunca compartilhei com outras pessoas,uma amargura natural,uma desesperança com a vida.A identificação com esse garoto é inevitável.No colégio e tbm ao longo da vida nunca fui muito sociavel,sempre preferi o silêncio e a solidão, as tentativas q fiz para mudar isso sempre se mostravam insatisfatórias e só serviam para me dar nais certesa de q eu realmente era diferente dos demais,talvez heterogênio demais para me misturar.claro q tenho amigos, poucos é verdade,pessoas q identificam meu pessimismo e o tentam mudar inutilmente.
Transformo cada acontecimento do dia-a-dia,cada "factóide"em uma negativa:um olhar torto q recebo na rua,uma determinada forma de tratamento,um relacionamento q se rompe,a minha gradativa exclusão em qualquer grupinho em q me envolva...atraiu td isso pra mim e fico remoendo inumeras vezes.Disso, obtenho apenas amargura e tristesa contida que se acumulam gradativamente em mim.
As pessoas tem o livre arbitrio justamente para escolherem aquilo q querem para si:q bebida tomar, q roupa vestir,seguir ou ñ as regras da sociedade e claro quando e de q jeito morrer.E essa é uma escolha a q todos temos direito,gostem as pessoas ou não,choquem-se e desesperem-se ou não,todos temos direito a ela.Tirar essa escolha das nossas mãos é um ato comparavel a um crime, uma violação moral.

erick theodore montgomery disse...

Mensagem para o Willy, The Truth,

O lixo que você escreveu sobre o Vinícius / Yõnlu é uma prova inequívoca do tamanho da tua ignorância acerca dos fatos e da tua absoluta falta de respeito por uma pessoa indefesa - porque já falecida. Vou encaminhar cópia desse lixo para a família do extinto, para que ela tome as providências legais que entender cabíveis contra você. E que isto aqui sirva de alerta para que, da próxima vez, você acione o cérebro antes de teclar irresponsáveis baboseiras envolvendo a memória de um morto.

erick theodore montgomery disse...

Ao anõnimo ( de DSTS )

Preciso falar contigo. Se tiver interesse no contacto, diga-me através deste blog. Valeu !

Anônimo disse...

de DSTS


contato: letsbreakmano@hotmail.com

Anônimo disse...

everything on my unlocked iPhone works exept for the iPod part of it. is this nomal? what do i do?



________________
[url=http://unlockiphone22.com]unlock iphone[/url]

Anônimo disse...

I just recently got myself an iPhone and I'm starting to go ahead and download apps and everything but I am yet to find something really amazing and such. What are some awesome "must have" applications that any of you own? I don't mind paying a couple of dollars for them, as long as they're not ridiculously expensive. I would really appreciate it. Thanks.



________________
[url=http://unlockiphone22.com]unlock iphone[/url]

Anônimo disse...

Hello everyone! I don't know where to begin but hope this place will be useful for me.
In first steps it is really good if someone supports you, so hope to meet friendly and helpful people here. Let me know if I can help you.
Thanks and good luck everyone! ;)

Anônimo disse...

Gente, por questões ÉTICAS, a imprensa não fica falando de SUICÍDIO, como se fala de oturos assuntos.Não tem nada a ver com motivos que descreveram aí, suicídio é algo delicado e quando acontece rnão se fica divulgando pra todos os cantos, com razão.Há questões éticas de profissionais da comunicação.

Gabriel Martins / Butinas Atomicas disse...

Qui pena, um cara com um futuro tão brilhante, fazer isso!!!

Me faz pensar na vida...

Nande disse...

Rapaz, vc precisa se informar melhor antes de falar do Yoñlu. Esse perfil que vc traçou não tem nada a ver com ele, é fruto da sua imaginação: o garoto tímido, genial, que não conseguia se relacionar com ninguém, blá, blá, blá. O Vinícius (nome do Yoñlu) não tinha nada de tímido, ele se fechava porque queria, mas era extrovertido, fazia brincadeiras na sala de aula, era o palhaço da turma, quem fazia todo mundo rir. Isso quem fala é a Luana, pra quem ele fez a música "Mecânica Celeste Aplicada". Pesquise na internet e atualize seu blog.

Gay Son of Lesbian Mothers disse...

não se pode pensar em estereótipo,
não se deve tentar dizer
"ele se matou porque era timido,
esquisito.."
depressão é doença e
sofrimento não é luxo de pobre.

Anônimo disse...

Não há muita verdade nesta imagem que criamos deste garoto de 16 anos. Sua qualidade musical é inegável, mas somente do ponto de vista das colagens. O mérito dele está nas montagens e nos diálogos com os vários gêneros musicais dos últimos 40 anos. Criação? Eu seria mais cuidadoso ao tocar na questão da originalidade, visto que ele criou músicas que se inserem no chavão. Nada contra, gostei das músicas que ele fez, mas pela porta que meus ouvidos dedicam ao pop. Um garoto de 16 anos criado no berço da burguesia não iria tão longe em suas tristezas e análises das relações humanas. É uma grande falta que não houve um Vinicius mais velho, que conhecesse mais pessoas, muita gente ia gostar de conversar com ele sobre diversos assuntos, é uma pena que ele não tenha podido viver para ter uma razão para morrer, pois era um quadro clínico sua melancolia, era sintomática e o seu suicídio fôra a constatação mais grave. A tragédia não se dá pelo suicídio, mas pelo uso de sua imagem, pela elevação que damos ao tema, às vezes romantizada.

 

Blog Template by BloggerCandy.com